A segurança das informações de sua empresa começa por um sistema elétrico de Data Center que siga todos os parâmetros para um funcionamento eficiente.

Garantindo por exemplo, o funcionamento ininterrupto do Data Center, a fim de evitar interrupções forçadas, em decorrência da queda repentina da energia elétrica.

Sem contar que um sistema elétrico eficiente propõe uma grande economia de energia, e, consequentemente, de dinheiro.

O ideal é que o sistema de alimentação de energia seja pensado durante a fase de planejamento, afinal de contas, a prevenção é na maioria das vezes, bem mais barata que a reparação.

Para isso preparamos um material completo que ressalta a importância de agir preventivamente e a importância de cada elemento que compõe o sistema elétrico.

Fique conosco!

Entenda a composição de um sistema sistema elétrico de Data Center

O sistema elétrico de Data Center é constituído de inúmeros equipamentos, que agem simultaneamente, mantendo toda a estrutura em atividade.

Esses equipamentos são distribuídos em ambientes externos, como é o caso do nobreak e do gerador, os demais dividem espaço com o próprio Data Center.

Ao falar em estrutura elétrica, no geral, as pessoas pensam em:

  • Cabos;
  • Eletrocalhas;
  • Dutos.

No entanto, ele é composto ainda por:

1. Quadros de distribuição e disjuntores

Os quadros de energia são responsáveis por distribuir a energia para os inúmeros trajetos que alimentam os dispositivos do Data Center.

Esses dispositivos nem sempre estão visíveis, mas são essenciais para o perfeito funcionamento do Data Center, um deles é o disjuntor.

Cuja sua função central é proteger as instalações elétricas de um Data Center, evitando assim, que um curto circuito ou a ultrapassagem da corrente elétrica causem danos irreparáveis.

Por isso, a escolha dos disjuntores precisa ser criteriosa, tanto sob o ponto de vista de qualidade quanto à sua energia e interligação com os demais equipamentos.

Um outro fator importante que precisa ser levado em conta, é que o quadro de distribuição atua de forma seletiva e isso deve estar previsto no projeto.

Assim, caso haja falhas, somente aqueles circuitos comprometidos serão desligados, os demais permanecem em atividade.

Como garantir segurança e economia ao sistema elétrico de data center
Imagem ilustrativa: Como garantir segurança e economia ao sistema elétrico de data center

2. Nobreaks

O nobreak é um elemento chave no sistema elétrico de Data Center. É ele o responsável por manter o funcionamento de cada dispositivo, em caso de queda de energia.

Sua atuação pode durar até até 4 horas ou mais , dependendo do modelo e da marca.

A definição de qual é o melhor nobreak para o seu projeto é feita durante a fase de planejamento do Data Center.

Encontre um representante perto de você.

3. Gerador de energia

 O nobreak é o recurso imediato para manter os dispositivos energizados, contudo, há um limite de tempo para a sua atuação.

Assim, o gerador precisa entrar em ação, se o problema persistir por mais tempo que os nobreaks podem suportar.

Este elemento pode ser movido a gás ou óleo combustível e pode ser instalado em lugares distintos, dependendo da situação.

Ele pode ser instalado junto ao Data Center, ou em uma sala exclusiva.

Caso o equipamento seja alocado fora das dependências da empresa, é possível se ater à proteção conta:

  • Vibração;
  • Chuvas;
  • Intempéries naturais.

4. Para-raios e DPS

Os para-raios têm a incumbência de  interceptar os efeitos de descargas elétricas atmosféricas sobre os dispositivos vinculados ligados à rede elétrica do Data Center.

Desse modo, é preciso entender que a garantia da segurança de servidores e facilities, exige que o ambiente do Data Center possua o para-raios somado ao Dispositivo de Proteção contra Surtos de origem atmosférica (DPS).

Esse DPS conduz os surtos causados por descargas atmosféricas, a um local onde não afete os dispositivos.

Conclusão

Agora que você conhece a importância de cada elemento que compõe um sistema elétrico vai poder acompanhar de perto todo o projeto, ainda que você não seja um profissional da área.

Esse processo é primordial e merece sua inteira atenção, a saber que a articulação dessa etapa é vital para que problemas sérios não ocorram após a implementação do Data Center e de seus dispositivos.

A JFA dispõe de uma linha de equipamentos indispensáveis para um projeto bem sucedido. Quer saber mais? Clique no link e veja todos os equipamentos disponíveis, ou fale conosco.

Compartilhe:
Posts relacionados:
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nenhum comentário enviado.
Seja o primeiro!

Gerenciadores